Carregando...

Nefrologia pediátrica

Conheça as nossas áreas de atuação.

A Nefrologia Pediátrica é a subespecialidade da Pediatria responsável por diagnosticar, acompanhar, prevenir e tratar doenças e condições que afetam os rins e o sistema urinário de crianças e adolescentes.

Nessa área de atuação, as doenças mais frequentes são as infecções urinárias, litíase (cálculo) renal, nefrites e outras glomerulopatias (como síndrome nefrótica), malformações congênitas do aparelho urinário, doença renal policística, acidose renal e outras tubulopatias. Além disso, doenças sistêmicas, como lúpus, infecções virais e doenças cardíacas, além de uso de medicamentos, também podem estar associadas a comprometimento renal. A investigação e o cuidado da hipertensão arterial em pacientes entre 0-18 anos também são de responsabilidade do(a) nefrologista pediátrico(a).

Em caso de problema irreversível e avançado nos rins, o único tratamento disponível é a substituição renal, por diálise ou transplante renal. Tal tratamento deve ser indicado e acompanhado por nefrologista pediátrico, além de equipe multidisciplinar (como nutricionista e psicólogo).

© All Rights • Cuidarte - Pediatria Clínica e Especialidades